Frio do inverno: como manter a saúde?

Hoje, 21 de junho, começa oficialmente o inverno, considerada a estação mais fria do ano.

Segundo meteorologistas, a temporada no Brasil terá influência do El Niño, com risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste, e de grandes volumes de chuvas no Sul.

E os dias mais frios podem ocasionar problemas de saúde que exigem cuidados especiais, principalmente nas vias respiratórias. Por isso, algumas medidas simples e corriqueiras significam a diferença entre curtir a estação e sofrer com ela.

Então, como manter a saúde passando pelo frio do inverno?

É o que a médica nutróloga Gisele Figueiredo, do Vera Cruz Hospital, vai nos passar aqui neste artigo.

ENCONTRE AQUELA ROUPA DE FRIO AQUI NA AMAZON

Frio do Inverno

Frio do Inverno: veja abaixo dicas simples para superar o clima frio sem comprometer a saúde.

A médica nutróloga Gisele Figueiredo, do Vera Cruz Hospital, ressalta que é essencial priorizarmos hábitos saudáveis a fim de melhorarmos a imunidade durante o inverno, fortalecendo-nos contra as baixas temperaturas.

   

A alimentação é uma das principais fontes de nutrientes e vitaminas e, por isso, merece uma atenção especial. “Investir em alimentos mais reconfortantes e saudáveis nessa época, preferindo frutas, legumes, carnes magras, grãos integrais, gorduras saudáveis, como por exemplo peixe, abacate e nozes. E aqueles ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, dentre elas laranja, limão, morango, kiwi; e folhas verdes escuras, como, por exemplo, brócolis. O que se deve evitar são os alimentos ricos em gorduras e açúcares”, sugere.

De acordo com a médica, é preciso incluir alimentos ricos em vitamina D na dieta, como, por exemplo, peixes gordurosos, tipo salmão e sardinha. “No inverno a exposição solar é bem menor que em outras estações do ano, então é necessário aumentar a ingestão desta vitamina e, até avaliar, a necessidade de suplementação da vitamina D”, reforça.

Outra opção gastronômica são os pratos quentes. “Sopas, caldos, ensopados de carne e vegetais dão uma sensação de conforto e ajudam a manter o corpo aquecido. Importante lembrar que essas opções devem ter proteína da carne magra em pedaços para melhorar o aporte nutricional desse prato”.

 
 

Além da alimentação, é importante cuidar bem da hidratação. “Nesta época não sentimos tanta sede como nos períodos de calor, então é importante ficarmos atentos e ingerir líquidos na quantidade certa. Para isso, há um cálculo simples para descobrir a quantidade de líquido de cada pessoa deve consumir por dia, basta multiplicar o peso pelo número 35. Ou seja, se você pesa 55 quilos, o ideal é que consuma ao menos 1,925 litro”, exemplifica.

Segundo a médica a atividade física, apesar do clima mais frio no início da manhã e à noite, não deve ser deixado de lado. “É importante se exercitar e manter o corpo ativo nesta época do ano, priorizando atividades indoor, como academias, escaladas, pilates, natação em piscinas aquecidas ou exercícios aeróbicos em ambientes fechados”.

E, por último, mas não menos importante, a médica destaca que é preciso priorizar o tempo de sono adequado. “No inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas, então é importante manter uma rotina de sono correta para fortalecer o sistema imunológico e superar o inverno com saúde. A indicação é que a pessoa vá dormir no máximo às 23h e mantenha o quarto escuro, sem o estímulo de aparelhos de celular e televisão”, recomenda.

   

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 79 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase cinco anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil.

Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

 
 

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *