Se você está em busca de Dicas do ENEM, querendo saber como se preparar para o ENEM, aqui nós trazemos 5 dicas para você se preparar emocionalmente para o desafio.
O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma das avaliações mais aguardadas e impactantes na vida dos jovens brasileiros, abrindo portas para o ensino superior e várias oportunidades acadêmicas e profissionais.
Em 2023, mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram, representando um aumento de 13,1% em comparação com o ano anterior e 14,2% em relação a 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esse crescente interesse demonstra o reconhecimento da importância do ENEM como um meio para alcançar objetivos educacionais e profissionais.
Vamos aprender como se preparar para o ENEM?
Dicas do ENEM – como se preparar?
O sucesso no ENEM não depende apenas do conhecimento acadêmico, mas também da capacidade de gerenciar o estresse, a ansiedade e as emoções que essa jornada desafiadora pode despertar.
“A ansiedade é uma emoção natural quando nos preparamos para um desafio como o ENEM. O importante é canalizar essa energia de forma positiva, mantendo o equilíbrio emocional”, afirma José Teiga, CEO da Rede Ápice, que opera escolas em São Paulo.
- Leia também: A influência dos pais na saúde mental dos filhos
José Teiga é entusiasta da escola e da educação como mecanismos transformadores.
“Além da grade curricular convencional é importante formar pessoas capazes de gerir sua própria vida, carreira, investimentos e emoções”, diz ele.
“Para isso, é importante ensinar os alunos a conhecerem as próprias emoções. O aluno se conhecendo ficará mais fácil conhecer os outros”, afirma.
Como se preparar para o ENEM?
Confira então as 5 dicas para se preparar emocionalmente para o desafio do ENEM:
1. Estabeleça Expectativas Realistas:
É importante lembrar que o ENEM é uma avaliação, e não o único caminho para o sucesso. Encoraje os jovens a definirem metas realistas e a reconhecerem que o desempenho em um único teste não define o seu valor ou potencial.
2. Dicas do ENEM: Planeje e Organize-se:
A falta de organização pode levar a sentimentos de sobrecarga e ansiedade. “Ajude os jovens a criar um cronograma de estudos equilibrado e a se prepararem com antecedência para evitar o pânico de última hora”, diz José Teiga.
3. Pratique o Autocuidado:
Incentive hábitos de saúde física e mental, como uma alimentação equilibrada, exercícios regulares e tempo para relaxar. O autocuidado é fundamental para manter o equilíbrio emocional durante a preparação.
4. Enfrente o Medo da Falha:
O medo do fracasso pode ser paralisante. Ensine os jovens a verem o ENEM como uma oportunidade de aprendizado, e não apenas um teste. Fracassos são parte do processo de crescimento.
5. Busque Apoio:
Esteja presente para oferecer apoio emocional. Incentive os jovens a compartilharem suas preocupações e buscarem a orientação de professores, conselheiros ou psicólogos, se necessário. Lembre-os de que não estão sozinhos nessa jornada.
“O ENEM é uma etapa importante na vida dos jovens, mas também uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Prepará-los emocionalmente para esse desafio pode fazer toda a diferença em seu desempenho e bem-estar. Com um equilíbrio adequado entre preparação acadêmica e apoio emocional, os jovens estarão mais bem preparados para enfrentar o ENEM com confiança e determinação”, diz Teiga.
- Leia também: Ciências na BNCC
Sobre José Teiga
Há mais de 10 anos, José Teiga dedica-se ao universo escolar, a partir da idealização e construção do Colégio Dom Henrique, em Osasco.
O investidor entende a educação como um mecanismo transformador. Além da grade curricular convencional, tem o objetivo de formar líderes de suas próprias vidas, pessoas capazes de realizar sonhos, movimentar carreiras e gerir investimentos, entendendo das melhores formas de investimento, a importância da autonomia financeira, métodos de investimento inteligentes e a gestão das emoções.
Em 2019, fez a aquisição do Colégio Tutor, na zona Sul de São Paulo, e em 2023, o Colégio Marillac, em Santana.
Sobre a Rede Ápice
A Rede Ápice detém, atualmente, quatro colégios: Dom Henrique I, Don Henrique II, em Osasco; Tutor, do bairro do Cambuci, na zona sul; e Marillac, na zona norte de São Paulo, com mais de dois mil alunos no total. A Rede emprega mais de 280 colaboradores.