Escola de Pais

Uma ideia para aproximar os responsáveis da escola e da vida escolar dos filhos pode ser a Escola de Pais, projeto realizado em um dos mais tradicionais colégios da capital paulista.

O Colégio Marista Arquidiocesano desenvolve este projeto para proporcionar diálogos e reflexões sobre o cotidiano escolar.

Afinal, família e escola formam alicerces importantes para que os estudantes consigam desenvolver conhecimentos e habilidades como empatia, solidariedade e pensamento crítico.

Escola de Pais

O Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo cria projeto denominado “Escola para Pais” visando discutir temas voltados ao desenvolvimento de crianças de adolescentes.

Quando existe um alinhamento de valores, família e escola atuam de forma complementar, e ambos caminham juntos e colaboram para a formação cognitiva e afetiva.

O Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, possui um projeto para proporcionar diálogos e reflexões sobre o cotidiano escolar, denominado “Escola para Pais”.

As atividades iniciais de 2023 incluem um ciclo de palestras sobre temas relevantes envolvendo crianças e adolescentes, acolhida, união, empatia e inspiração para as situações do dia a dia na caminhada do desenvolvimento humano. Outras ações estão sendo programadas bimestralmente, durante todo o ano letivo.

Ainda em fevereiro, os pais da Educação Infantil ao 5º ano puderam assistir uma palestra sobre “Desenvolvimento cerebral na Infância”, com a Dra. Mirella Ramacciotti, PhD em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), que abordou sobre o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e linguístico relacionados ao cérebro no período de 0 a 11 anos e as habilidades, competências e benefícios de línguas adicionais e como promovê-las.

Os pais com filhos do 5º ano a 3ª série do Ensino Médio, participaram de uma palestra sobre o tema “Saúde Mental – Precisamos falar sobre isso”, com a Dra. Karen Scavacini, psicóloga e psicoterapeuta; mestre em saúde pública na área de promoção de saúde mental e prevenção do suicídio pelo Karolinska Institutet (Suécia) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Vantagens da parceria entre família e escola

Existem muitos benefícios quando a família e escola trabalham em conjunto visando o desenvolvimento das crianças. O Colégio Marista Arquidiocesano destaca três deles:

Reduz conflitos e indisciplina

A indisciplina no ambiente escolar pode acontecer por diversos fatores. Independentemente dos motivos, os alunos têm muito a ganhar quando recebem apoio da família e da escola para resolver seus conflitos internos ou com outras pessoas. Nesse sentido, um bom relacionamento entre família e escola é fundamental para dar o apoio necessário que a criança precisa nesse momento.

Estimula o desenvolvimento cognitivo

Na infância, crianças estão se desenvolvendo a todo vapor. Por isso, é interessante tirar proveito dessa fase e estimular a criatividade e a expansão cognitiva dos pequenos. Isso é possível por meio de brincadeiras e atividades que unem o lúdico, a criatividade e a mobilização de conhecimentos. Habilidades e saberes que são desenvolvidos e apresentados na escola podem ter continuidade em casa.

Aprimora o acompanhamento e o rendimento escolar

Por meio de reuniões, conversas e outras práticas, os pais podem se informar sobre o cotidiano dos filhos na escola e receber orientações sobre como ajudá-los em casa com exercícios, revisões e outras atividades. Realizar um acompanhamento próximo do desempenho dos estudantes é fundamental para que a família e escola possam observar seu desenvolvimento e traçar, juntas, estratégias de apoio ao aprendizado. Essa iniciativa tende a colaborar para um melhor rendimento escolar e desenvolvimento dos estudantes.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica.

Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *