Gamificação na Educação

Estudo revela que alunos têm aumento de desempenho de quase 90% com estratégia de gamificação na Educação.

Nos últimos anos, a gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos alunos nas salas de aula. De acordo com o Metaari, espera-se um crescimento de 15,4% na gamificação na educação de 2019 a 2024.

Gamificação na Educação

Um estudo publicado na Science Direct revelou que os alunos que tiveram um ensino baseado em gamificação aumentaram seu desempenho em até 89,45% em comparação com aqueles que receberam apenas aulas expositivas.

O Professor Júlio César Ferreira dos Passos, é um entusiasta das novas tecnologias e métodos de ensino e como elas refletem no desempenho dos estudantes.

Ele tem promovido formações do uso de uma plataforma chamada Quizizz para professores em Indaiatuba (SP) e acredita que a gamificação é uma maneira eficaz de engajar os alunos. Ele também realiza essas formações de maneira voluntária e gratuita para turmas de educadores da rede pública.

“Acredito que cada professor pode ser uma referência na educação digital, mesmo sem conhecimentos avançados de tecnologia. Infelizmente, ainda encontro muita resistência entre os professores no uso das tecnologias seja por medo, receio ou falta de conhecimento. Eu desenvolvo um trabalho de sensibilização muito grande no uso das tecnologias e percebo que muitos, após o processo inicial de aprendizagem, amam a ferramenta e conseguem perceber o engajamento dos alunos e economia de tempo na produção das atividades”, detalhou o professor.

Para Passos, a gamificação é uma oportunidade de conectar professores e alunos por meio do mundo dos jogos, proporcionando um processo de aprendizado ainda mais divertido e eficaz. Os elementos dos jogos envolvem e motivam os alunos, tornando o estudo dos conteúdos mais envolvente e estimulante.

No Brasil, o Quizizz chegou em fevereiro de 2023 e já conquistou mais de 650.000 alunos semanalmente em sua plataforma, apenas no Estado do Paraná. Mais de 12 mil atividades foram criadas e mais de 200 milhões de perguntas já foram respondidas pelos estudantes.

“Nossa plataforma proporciona a criação de um ambiente lúdico e motivador para o aprendizado. Com mais de 15 tipos de perguntas e a capacidade de coletar informações relevantes em tempo real, o Quizizz se tornou uma importante ferramenta para aprimorar os processos de ensino”, detalhou Rebeca Rios, líder de educação e inovação do Quizizz no Brasil.

Nos Estados Unidos o Quizizz é amplamente utilizado por professores em 86% das escolas do país, com mais de 30 milhões de atividades compartilhadas em sua biblioteca pública. A empresa também atua em mais de 150 países e tem mais de 50 milhões de usuários.

O professor Passos faz muitas pesquisas e promove debates sobre as novas metodologias de ensino por meio de lives no seu canal ‘Professor Fora da Caixa’. Foi lá que ele conheceu o Quizizz e ficou impressionado com as possibilidades que a ferramenta oferece.

“Como trabalho diretamente com formação de professores, desde então procuro indicar para eles o uso da ferramenta, o que tem dado muito certo”, contou.

Com a adoção da gamificação na educação, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais envolvente, tornando as aulas mais dinâmicas e despertando o interesse dos alunos de forma significativa.

É uma das possibilidades para promover a transformação da educação e mostrar que aprender pode ser divertido e empolgante.

Sobre o Quizizz:

O Quizizz é uma empresa Indo-Americana de software educacional fundada em 2015, sediada em Bangalore na Índia e Santa Monica, Califórnia. Seu objetivo é motivar os alunos a dominarem o conhecimento por meio de uma plataforma interativa e divertida de gamificação educacional. A empresa é amplamente utilizada por professores em 86% das escolas nos Estados Unidos, com mais de 30 milhões de atividades compartilhadas em sua biblioteca pública.

Com mais de 50 milhões de usuários em mais de 150 países, o Quizizz oferece questionários gamificados para estudantes de diferentes faixas etárias, com mais de 15 tipos de perguntas, criando assim, um ambiente lúdico e motivador para o aprendizado. A plataforma coleta informações relevantes em tempo real, tanto em sala de aula quanto em tarefas em casa, para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.

Está no Brasil desde fevereiro de 2023 com acesso de mais de 650.000 alunos semanalmente na plataforma, só do Estado do Paraná, onde já foram criadas mais de 12 mil atividades e mais de 200 milhões de perguntas já foram respondidas.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *